COSMÉTICOS LIVRES DE GLÚTEN

A Biozenthi Cosméticos é a primeira empresa brasileira a fabricar seus produtos cosméticos e dermocosméticos livres de glúten e identificá-los nos rótulos desde dezembro de 2011. É um trabalho difícil de se fazer, pois para garantirmos isso aos celíacos, que são os portadores da doença celíaca no qual não podem ingerir esta proteína e também na maioria dos casos não podem utilizar produtos com esta proteína na pele.
Para a Biozenthi foi um grande desafio e ao mesmo tempo um imenso prazer poder ajudar a este grupo de pessoas que até então não tinham uma empresa em quem confiar e para saber se os produtos tem glúten necessitam avaliar todo a composição do rótulo e em muitas situações entrar em contato com o SAC da empresa.

SAIBA MAIS SOBRE O GLÚTEN

O Glúten é uma proteína amorfa composta pela mistura de cadeias proteicas longas de gliadina e glutenina.
Ele é obtido através da mistura destas proteínas que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais da família das gramíneas (Poaceae), subfamília Pooideae, principalmente das espécies da tribo Triticeae, como o trigo, cevada, triticale e centeio, ou em espécies da tribo Aveneae, como a aveia. Estes cereais são compostos por cerca de 40-70% de amido, 1-5% de lipídios, e 7-15% de proteínas (gliadina,glutenina, albumina e globulina). A estrutura bioquímica deste tipo de glúten leva muitas vezes à sua denominação de "glúten triticeae", que é popularmente conhecido como "glúten de trigo".
No caso do trigo (Triticum) a massa protéica é composta de cerca 68% de gliadina e 32% de glutenina (que compõem o glúten), 13% eglobulina e 7% de albumina.A frase "contém glúten", encontrada em embalagens de diversos produtos alimentícios, serve para alertar as pessoas que possuem intolerância ou reações alérgicas a essa proteína, para que não consumam aquele alimento.

O GLÚTEN DA ALIMENTAÇÃO

Uma vez cozido, o glúten adquire uma consistência firme e toma um pouco do sabor do caldo no qual foi cozido. Esta propriedade faz com que seja apreciado como substituto da carne nas cozinhas vegetarianas e budista.Em assados, o glúten é o responsável pela permanência dos gases da fermentação no interior da massa, fazendo com que ocorra um aumento em seu volume. Depois do cozimento, a coagulação do glúten é responsável pela não desinflação do bolo ou pão.
Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gluten)

DOENÇA CELÍACA

A doença celíaca (também conhecida como enteropatia glúten-induzida) é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten.Ela causa atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.
Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Doença_Celíaca)

O GLÚTEN EM COSMÉTICOS

Em muitos produtos cosméticos são adicionados ingredientes, proteínas, vitaminas, aminoácidos como ativos para desempenharemm alguma atividade na pele ou cabelo.A pele absorve ativos que podem chegar a derme e então entrar na corrente sanguínea. Isto é um fato, porém não existe a confirmação de que o glúten aplicado na pele ou cabelo seja absorvido pela corrente sanguínea e afetará o intestino delgado, onde acontece a patologia nos celíacos.Devido ao desconforto causado pela intolerância ao glúten nos alimentos, os celíacos não utilizam cosméticos que contenham esta proteína.

INCI (INTERNATIONAL NOMENCLATURE OF COSMETC INGREDIENT)

Conforme a ANVISA, o INCI é um sistema internacional de codificação da nomenclatura de ingredientes cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente, criado com a finalidade de padronizar os ingredientes na rotulagem dos produtos cosméticos.Por meio do INCI exposto nos produtos cosméticos é possível identificar do que o produto é composto e então poder verificar se algum produto cosmético contém glúten.

BIOZENTHI COSMÉTICOS E O GLÚTEN

A Biozenthi abraçou a causa dos celíacos e não fabrica nenhum produto com glúten, certificando a origem das matéria-primas adquiridas com os fornecedores. Por meio desta adoção nenhum produto sai de nossa fábrica com o glúten de maneira direta ou mesmo indireta, como é o caso da contaminação cruzada que pode haver no setor de desenvolvimento quando utiliza-se o glúten em um produto, essa proteína poderia ficar no ambiente e contaminar um outro em que diretamente não vá o glúten em sua composição.

A ACELBRA(ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS DO BRASIL)

A Acelbra é uma associação que tem por objetivos principais esclarecer aos celíacos sobre a doença e o controle alimentar, dando orientações e fornecendo maiores esclarecimentos sobre a doença.

INGREDIENTES COSMÉTICOS IDENTIFICADOS PELA ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS(ACELBRA) COM GLÚTEN

DERIVADOS DO TRIGO
Amp-Isostearoyl Hydrolyzed Wheat Protein;
Disodium Wheatgermamido Peg-2 Sulfosuccinate;
Hydrolyzed Wheat Gluten;
Hydrolyzed Wheat Protein;
Hydrolyzed Wheat Protein Pg-Propyl Silanetriol;
Hydrolyzed Wheat Starch Dextrin Palmitate;
Hydrolyzed Wheat Flour;
Hydrolyzed Wheat Protein/Pvp Crosspolymer;
Hydroxypropyltrimonium Hydrolyzed Wheat Protein;
Hydrolyzed Wheat Protein;
Stearyldimoniumhydroxypropyl;
Triticum Vulgare (Wheat) Flour Lipids;
Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract;
Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil;
Vitamin E Derived From Wheat Germ Oil;
Triticum Vulgare (Wheat) Gluten;
Triticum Vulgare (Wheat) Starch;
Wheat Amino Acids;
Wheat Bran Extract;
Wheat Germ Extract;
Wheat Germ Glycerides;
Wheat Germ Oil;
Wheat Germamidopropyldimonium Hydroxypropyl;
Wheat (Triticum Vulgare) Bran Extract;
Wheat Germamidopropalkonium Chloride Wheat Protein;
Wheat Germamidopropyl Ethyldimonium Ethosulfate Yeast Extract;

DERIVADOS DE AVEIA
Savena Sativa (Oat) Flour;
Avena Sativa (Oat) Kernel Protein;
Oat (Avena Sativa) Extract;
Oat Beta Glucanoat Extract;
Oat Floursodium Lauroyl;
Oat Amino Acids;
Avena Sativa (Oat) Kernel Flour;
Hydrolyzed Oat Flour

DERIVADOS DE CEVADA
Samino Peptide Complex;
Barley Extract;
Hordeum Vulgare (Barley) Extract;
Phytosphingosine ExtractBarley LipidsSecale Cereale (Rye) Seed Flour;
Stimu-Tex- ativo obtido dos grãos de cevada (Hordeum vulgare)
...... outros inespecíficos....
Hydrolyzed Vegetable Protein (Se não especifica fica a dúvida)
Hydroxypropyl (Quando não especifica qual vegetal / Pode ser de Trigo)
CyclodextrinDextrin (Pode ser de Soja, Milho, mas se não especifica pode ser de Trigo ou Aveia)
Maltodextrin ( Pode ser de Milho, mas se não especifica fica a dúvida)

VITAMINA E (INCI: TOCOPHERYL ACETATE)
A vitamina E, vem de várias fontes, uma delas é o trigo, quando um produto cosmético contem o TOCOPHERYL ACETATE, a nossa preocupação fica triplicada porque não sabemos a fonte da vitamina E, que o produto foi produzido. Para este caso deve entrar em contato com a empresa e questionar a origem. A empresa irá informar se tem origem de algum vegetal com glúten ou se é de origem sintética.